top of page

Importância do processo de Atração e Seleção Inclusivo

Atualizado: 6 de out. de 2023

Importância do processo de Atração e Seleção Inclusivo e de se criar Oportunidades para Inclusão de Pessoas Trans


Hoje, no cenário dos negócios, criar um local de trabalho diversificado e inclusivo é crucial para qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso. As empresas que não conseguem criar um ambiente seguro que valorize e apoie a diversidade correm o risco de perder talentos e clientes.


No entanto, a criação desse ambiente começa com processos de atração e seleção que priorizem a inclusão e a diversidade.



Processos de atração e seleção inclusivos são essenciais para organizações que desejam atrair, contratar, incluir e reter pessoas diversas – independentemente de sua origem, gênero, etnia, orientação afetivo-sexual ou habilidades e garantir que todas elas tenham oportunidades iguais durante o processo de contratação.

Um grupo que frequentemente sofre discriminação durante o processo de recrutamento são as pessoas transgênero. É crucial que as empresas incluam pessoas trans desde o processo de atração e seleção, pois elas enfrentam inúmeras barreiras que costumam impedi-las de conseguir empregos formais.


Essas barreiras podem incluir, por exemplo, a discriminação durante as candidaturas e entrevistas de emprego, além de oportunidades muito limitadas de emprego, ou com altos requisitos que são incompatíveis com a inclusão real de pessoas que estão em um lugar de vulnerabilidade social.


Com a perda de renda causada pela pandemia da Covid-19, 56,82% das pessoas trans estão em situação de insegurança alimentar no Brasil.

Contudo, não foi apenas a pandemia que aumentou a desigualdade para com pessoas trans. De acordo com um mapeamento realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, apenas 13% das travestis e 24% das mulheres transexuais moradoras da cidade declararam possuir trabalho formal.


Em dezembro de 2020, em uma enquete pela ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais), 94% das pessoas entrevistadas informaram que acreditavam que o mercado de trabalho não está realmente aberto e comprometido com a contratação de pessoas trans.


Há vieses que reforçam a ideia de que não existem pessoas trans capazes, ou que todas elas estão em prostituição, ou em situação de vulnerabilidade. Ainda que esse seja um cenário comum, precisamos quebrar tais vieses e oportunizar a inclusão de tais pessoas.


De modo similar, diversos vieses impactam a pessoas de grupos de diversidade, como pessoas negras e pessoas com deficiência por exemplo. Uma forma de ajudar a quebrar essas barreiras e apoiar tais pessoas a ingressar com dignidade no mercado de trabalho é por justamente promover um ambiente diverso e inclusivo nas organizações.


Rever o processo de atração e seleção a fim de torná-lo verdadeiramente inclusivo também ajuda a promover um local de trabalho mais diversificado que resultará em benefícios, pois, estimula a criatividade, promove inovação e melhora a produtividade. Além disso, uma força de trabalho diversificada pode refletir melhor a demografia das comunidades que as empresas atendem, o que pode levar a uma maior satisfação do cliente, gerando melhores conexões.

Ao implementar um processo de atração e seleção inclusivo, é essencial avaliar as práticas atuais e identificar áreas onde melhorias podem ser feitas. Por exemplo, as empresas devem revisar as descrições e requisitos de cargos para garantir que não sejam tendenciosos ou discriminatórios.


Os esforços de recrutamento devem ser ampliados para alcançar comunidades sub-representadas e minorizadas, como por meio de parcerias com organizações comunitárias ou usando canais específicos para divulgação das vagas.


Também é crucial treinar recrutadores, gerentes e pessoas responsáveis pela contratação sobre a importância da inclusão desde o primeiro contato para com pessoas candidatas.


Ao fornecer treinamento e educação sobre vieses inconscientes, técnicas de entrevista e comunicação e linguagem inclusiva, as empresas podem ajudar a garantir que cada candidato seja avaliado de forma justa e tenha oportunidades iguais durante o processo de contratação.


Se sua organização deseja ter bons talentos e retê-los é vital que barreiras sejam rompidas desde a ‘porta de entrada’, ou seja, revendo o processo de atração e de seleção, tornando-o inclusivo, preparando as pessoas e times envolvidos para que tais tenham condições para apoiar pessoas diversas, além de desenvolverem o olhar mais empático e plural.




 


39 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page