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As pessoas com quem trabalha se sentem respeitadas?

O respeito no ambiente profissional é um importante sinal do valor social de cada indivíduo.


Os colaboradores, geralmente, se juntam às organizações na esperança de desenvolver suas identidades ao longo do tempo, crescendo profissionalmente e se tornando versões melhores de si mesmos.


O respeito é um importante mecanismo de feedback e catalisador para esse crescimento.


Um local de trabalho respeitoso traz enormes benefícios para as organizações. Os funcionários que se sentem respeitados são mais gratos e leais a suas empresas. Eles são mais resilientes, cooperam mais uns com os outros, têm um desempenho melhor. Por outro lado, a falta de respeito pode causar danos reais.


De acordo com Kristie Rogers, os colaboradores valorizam dois tipos de Respeito: o devido e o conquistado. Um dos desafios mais sutis na criação de uma atmosfera respeitosa é encontrar o equilíbrio certo entre os dois tipos de respeito. Um desequilíbrio pode criar frustração para os trabalhadores.


O Respeito devido é concedido igualmente a todos os membros de um grupo de trabalho ou de uma organização; ele atende à necessidade universal de se sentir incluído.





O Respeito devido reconhece colaboradores individuais que exibem qualidades ou comportamentos valorizados. Afirma que cada colaborador tem pontos fortes e talentos únicos. Atende à necessidade de ser valorizado por fazer um bom trabalho.


Não é necessário fazer mudanças estruturais na organização para que o respeito permeie o dia-a-dia, exceto em locais com culturas tóxicas. O que é necessário é a consideração contínua nas questões sutis, mas importantes pelas quais o respeito devido e conquistado podem ser transmitidos. Abaixo temos sete pequenos gestos que os líderes podem usar para causar maior impacto nas pessoas.


1.Estabeleça uma base de respeito devido

Todo colaborador deve sentir que sua dignidade é reconhecida e respeitada.

Reserve um momento para se dedicar aos membros de sua equipe.

Um reconhecimento ou elogio do líder costuma fazer o profissional se sentir valorizado.


2. Saiba como transmitir respeito

Alguns comportamentos que transmitem respeito:

  • Ouvir Ativamente

  • Valorizar As Ideias

  • Apoiá-Los Publicamente Em Situações Críticas

  • Delegar Tarefas Importantes

  • Dar Liberdade Para Busca De Ideias Criativas

  • Permanecer Aberto A Feedbacks

  • Ter Interesse Genuíno Pela Pessoa

3. Reconheça que o respeito tem efeito cascata

Os comportamentos das lideranças são frequentemente reproduzidos em toda a organização.

As empresas no topo das listas de “piores serviços aos clientes” muitas vezes também estão no topo da lista dos “piores lugares para se trabalhar”.


4. Dê respeito o suficiente

De acordo com uma pesquisa global da McKinsey com mais de 1.000 executivos, gerentes e funcionários, elogios do gestor imediato, atenção do líder e oportunidades para liderar um projeto têm mais impacto na motivação do que incentivos monetários.


5. Pense no respeito como infinito

Decidir quando respeitar não é como fazer um julgamento que requer a divisão de um bolo fixo. O respeito não é finito; pode ser dados a todos os colaboradores.


6. Respeitar economiza o seu tempo

Negligenciar o respeito pode custar muito mais do que atendê-lo.

Estima-se que lidar com as consequências de um comportamento desrespeitoso, consome sete semanas por ano para líderes e executivos em empresas da Fortune 1000.

Não se compara ao tempo e o esforço necessários para reconhecer o desempenho, cumprimentar outras pessoas ou segurar uma porta.


7. Saiba quando pode sair pela culatra

As tentativas de demonstrar respeito podem causar mais danos do que benefícios se forem inconsistentes ou aleatórias.

E se as pessoas forem particularmente respeitosas em algumas situações, mas não em outras – por exemplo, se um gerente elogiar apenas na presença (ou ausência) de outros líderes – suas palavras provavelmente serão consideradas falsas.

Como disse Kerry Patterson no livro Conversas Cruciais “O respeito é como o ar, enquanto estiver presente, ninguém pensa nisso, mas se você tirar, é tudo que as pessoas podem pensar”.


O respeito é um valor e não merecimento. Respeitamos a todos independemente do quanto acreditamos que a pessoa mereça ou não. Custa zero reais e faz toda a diferença.


Olhe para você e avalie quanto de respeito tem oferecido as pessoas ao seu redor.


Gisele Müller


Texto baseado no artigo da HBR Do Your Employees Feel Respected? (hbr.org)

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