top of page

Etapas Para Um Local Mais Diverso e Inclusivo

Atualizado: 6 de out. de 2023

6 ETAPAS PRÁTICAS PARAA TRANSFORMAÇÃO DE SUA ORGANIZAÇÃO EM UM LOCAL MAIS DIVERSO E INCLUSIVO


Criar um ambiente diverso e inclusivo é crucial para o sucesso de qualquer organização no século XXI. As empresas que não conseguem criar um ambiente seguro, que valorize e apoie a diversidade correm o risco de perder talentos e clientes.


Para criar esse espaço, as organizações devem se comprometer a fazer – e fazer – mudanças em diversas áreas. Aqui estão algumas medidas práticas:

  • Reconheça o valor da diversidade e inclusão

O primeiro passo para criar um local de trabalho mais diversificado e inclusivo é reconhecer seu valor. Isso envolve reconhecer que diversidade e inclusão não são apenas a coisa certa a fazer, mas também trazem muitos benefícios para a organização. Esses benefícios incluem maior criatividade, inovação, produtividade e melhor tomada de decisões.

  • Avalie o estado atual de diversidade e inclusão

Depois que uma empresa reconhece o valor da diversidade e inclusão, o próximo passo é avaliar o estado atual da organização em termos de diversidade e inclusão. Isso envolve revisar a demografia da força de trabalho e avaliar o quão inclusiva é a cultura da empresa. Essa avaliação pode ser feita por um Censo e Pesquisa de Percepção de Inclusão, além de aprofundar a análise com grupos focais, entre outros. Esse passo é fundamental para toda e qualquer organização que não sabe por onde começar, ou seja: invista em fazer uma ‘fotografia atual’ do cenário da empresa, por meio do Censo, trazendo a realidade organizacional e providenciará a informação necessária para o desenho da estratégia de modo claro e preciso.


  • Desenvolva a estratégia de DE&I adequada para sua organização

Não existe uma receita pronta que funcione para todas as empresas, por isso, com base no diagnóstico do tópico anterior, desenvolva a estratégia que faz sentido para vocês. Com o relatório do censo em mãos é possível então traçar a melhor estratégia, incluindo metas específicas, cronogramas e métricas para acompanhar o progresso. Também deve envolver a criação de uma cultura inclusiva, envolvendo o processo como a criação de comitês, grupos de afinidades, além dos colaboradores e colaboradoras, por meio do treinamento, sensibilizações, letramento, campanhas específicas de comunicação, implementando políticas e procedimentos que suportem a DE&I.

  • Invista nos processos de Atração & Seleção Inclusivos e contrate para a diversidade

Ter uma empresa mais diversa também significa ampliar as fontes de captação de currículos, rever os anúncios de vagas desde a linguagem até às imagens, para alcançar os grupos minorizados. Aqui entram ações como a criação de vagas afirmativas. Ou seja, invista na atração e seleção de pessoas diversas e contrate ativamente para a diversidade, não esquecendo é claro de preparar seus colaboradores que fazem parte do processo de recrutamento & seleção a realizarem tal processo sem vieses! Além disso, parcerias com organizações que apoiam a diversidade podem ser benéficas para alcançar um grupo mais amplo de pessoas candidatas.

  • Promova uma cultura inclusiva

Criar uma cultura inclusiva é essencial para manter uma força de trabalho diversificada. Isso envolve promover respeito, empatia e compreensão entre as pessoas. As empresas podem promover uma cultura inclusiva oferecendo treinamento, sensibilização e letramento às pessoas colaboradoras, criando grupos de afinidades, espaços de diálogos ou rodas de conversa, por exemplo. E será essencial capacitar constantemente as Lideranças em como serem mais inclusivas em seu dia-a-dia.

  • Proporcione oportunidades de crescimento e desenvolvimento

Para garantir que todos os funcionários tenham oportunidades equânimes de crescimento e desenvolvimento, as empresas devem oferecer programas de orientação, de desenvolvimento de liderança e outras modalidades de avanço na carreira. Proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento é essencial para reter talentos diversos e promover uma cultura de inclusão.



Criar um local de trabalho mais diversificado e inclusivo requer um esforço conjunto de todos os níveis da organização, em especial da liderança. Envolve reconhecer o valor da DE&I, avaliar o estado atual da organização, desenvolver uma estratégia, recrutar e contratar ativamente para a diversidade, promover uma cultura inclusiva e oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento.


Ao seguir essas etapas, as organizações podem criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e apoiadas, fazendo com que seu espaço seja mais criativo, inovador, produtivo e é claro, de sucesso.


Irina Talbot

 

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page