A NR-1 apontou os riscos. E agora?
O desafio de transformar diagnóstico em decisões reais sobre o trabalho

Nos últimos meses, muitas empresas avançaram na identificação dos fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho. Aplicaram questionários, realizaram avaliações, receberam diagnósticos e atualizaram documentos.
Algumas já começaram a estruturar seus planos de ação. Outras ainda estão tentando compreender o que fazer com os resultados.
E é justamente nesse momento que surge uma pergunta importante:
O que fazer, na prática, com aquilo que foi identificado?
Um resultado pode apontar sobrecarga, exigências emocionais elevadas, conflitos interpessoais, baixa autonomia, pouca clareza de papéis, dificuldades na relação com a liderança ou jornadas frequentemente prolongadas.
Esses são apenas alguns exemplos. Cada organização poderá encontrar fatores diferentes, ou combinações entre eles, de acordo com suas atividades, processos, relações e formas de organização do trabalho.
Mas conhecer o nome do fator de risco ainda não significa compreender o problema.
Uma exigência emocional elevada, por exemplo, pode estar relacionada à própria natureza da atividade, como ocorre em funções que envolvem contato intenso com clientes, reclamações ou situações emocionalmente desgastantes. Em outro contexto, pode estar associada às relações internas, à forma como o trabalho é gerido ou à ausência de recursos para lidar com situações difíceis.
O mesmo acontece com a sobrecarga. Ela pode estar ligada ao volume de demandas, ao dimensionamento das equipes, a prioridades pouco claras, ao retrabalho, às interrupções constantes ou à falta de recursos.
O mesmo fator de risco pode ter origens diferentes. E origens diferentes exigem intervenções diferentes.
É por isso que identificar é apenas uma parte do processo. A avaliação precisa ajudar a compreender como aquele fator aparece no trabalho real, em quais contextos se manifesta e quais condições podem estar contribuindo para sua existência.
Caso contrário, existe o risco de transformar um problema complexo em uma resposta genérica.
E é justamente aí que o plano de ação deixa de ser apenas um documento e passa a exigir decisões de gestão.
Saber que existe um problema não basta.
É preciso compreender onde ele acontece.
Imagine que um diagnóstico aponte conflitos interpessoais recorrentes.
É uma informação importante. Mas algumas perguntas vêm logo depois.
Isso aparece na empresa inteira ou está concentrado em determinada área? O conflito acontece entre colegas, entre áreas ou na relação com a liderança? Existem papéis pouco claros, prioridades concorrentes ou processos que colocam as pessoas constantemente em situações de tensão?
Uma avaliação bem construída deve oferecer contexto suficiente para compreender onde o fator aparece, em quais condições e para quais grupos de trabalhadores a exposição é mais relevante.
Quando essa contextualização existe, o plano de ação deixa de partir de uma hipótese genérica e passa a responder a uma realidade mais clara.
Quando ela não existe, pode ser necessário aprofundar a compreensão do problema antes de definir a intervenção, sem deixar de adotar medidas imediatas quando a situação exigir.
Afinal, diante de um resultado pouco contextualizado, é comum surgirem propostas amplas: treinar todas as lideranças, realizar uma palestra para toda a empresa ou criar uma campanha de comunicação.
Alguma dessas ações pode até ser pertinente.
Mas talvez a situação esteja concentrada em um grupo específico. Talvez exista um processo que gere conflito entre duas áreas. Talvez as responsabilidades estejam pouco claras. Ou talvez exista, de fato, uma necessidade de desenvolver repertório para conversas difíceis, feedback e gestão de conflitos.
Quanto menos compreendemos onde e como o risco aparece, maior a chance de escolher uma ação genérica para um problema que não é genérico.
Isso não significa identificar individualmente as pessoas envolvidas. A proposta é compreender grupos, atividades, situações e condições de trabalho de maneira suficientemente consistente para orientar intervenções coerentes, respeitando a confidencialidade das informações.
E essa compreensão nos leva a outra pergunta, que considero central:
Quem tem governabilidade para mudar essa condição?
Governabilidade: quem realmente consegue agir sobre o problema?
Nem todo fator identificado pode ser modificado pelo trabalhador.
Nem todo problema está ao alcance da liderança direta.
E nem toda situação exige uma decisão da alta gestão.
Por isso, antes de definir uma ação, é importante compreender em qual nível existe capacidade real de intervenção.
Neste artigo, utilizo a ideia de governabilidade como uma forma prática de localizar onde existe capacidade de ação. Essa reflexão dialoga com o princípio do Círculo de Influência, de Stephen R. Covey, aqui aplicado aos diferentes níveis de atuação no trabalho.
Há situações sobre as quais o próprio trabalhador possui alguma governabilidade: comunicar uma dificuldade, organizar determinadas atividades, utilizar recursos disponíveis ou solicitar apoio.
Outras passam diretamente pela liderança: estabelecer prioridades, distribuir demandas, esclarecer expectativas, oferecer feedback, mediar conflitos, criar espaços de escuta e organizar melhor as rotinas de trabalho.
Esses são exemplos de possibilidades de atuação. Os achados de cada organização podem apontar para outras necessidades e, consequentemente, para diferentes formas de intervenção.
E existem questões que extrapolam esses dois níveis.
Dimensionamento das equipes, metas incompatíveis, processos que geram retrabalho, sistemas inadequados, estruturas pouco claras ou decisões estratégicas dificilmente serão resolvidos apenas pela boa vontade do trabalhador ou pela competência de um gestor.
Pense na sobrecarga.
Se ela decorre de dificuldades na priorização das atividades, desenvolver a liderança pode ser uma intervenção importante.
Mas, se a equipe recebe sistematicamente um volume de trabalho incompatível com sua capacidade, talvez a resposta precise envolver decisões sobre recursos, processos ou dimensionamento.
O mesmo vale para jornadas prolongadas.
Uma empresa pode orientar seus profissionais sobre equilíbrio e gestão do tempo. Mas, se permanecer além do horário é interpretado como demonstração de comprometimento, especialmente quando esse comportamento é reforçado pela própria liderança, uma orientação individual dificilmente será suficiente.
Definir governabilidade não é distribuir culpa. É localizar possibilidades de ação.
Essa distinção ajuda a construir respostas mais realistas e evita transferir para as pessoas a responsabilidade de se adaptar a condições de trabalho que elas não têm poder para modificar.
Também ajuda a reconhecer que muitas mudanças exigem articulação entre diferentes áreas e níveis da organização.
NR-1 - Da compreensão à intervenção:
qual ação realmente contribui para a prevenção?
Depois de compreender o problema e identificar onde existe capacidade de ação, vem a próxima decisão:
O que realmente pode contribuir para modificar essa condição?
É nesse momento que palestras, treinamentos e desenvolvimento de pessoas podem fazer muito sentido — quando respondem a uma necessidade identificada no trabalho.
Se os achados apontam conflitos recorrentes, dificuldades de comunicação, pouca clareza de expectativas, insegurança para pedir ajuda, falhas na condução de feedbacks ou práticas inadequadas de liderança, desenvolver repertório pode ser uma intervenção importante.
Nesses casos, treinamento não é necessariamente “algo a mais”.
Pode ser parte da prevenção.
Uma palestra também pode cumprir um papel relevante: sensibilizar, criar uma linguagem comum, ampliar a compreensão sobre determinado tema e abrir conversas que até então não aconteciam.
Mas existe um limite importante:
Não se resolve um problema estrutural treinando pessoas para suportá-lo melhor.
Se a sobrecarga vem de um processo que gera retrabalho diariamente, ensinar produtividade não corrige o processo.
Se duas áreas trabalham com metas incompatíveis, uma palestra sobre colaboração pode ajudar na relação entre as equipes, mas não elimina o conflito criado pela própria organização.
Por isso, antes de perguntar:
“Qual treinamento devemos fazer?”
Talvez seja mais útil perguntar:
“O que precisa mudar no trabalho para reduzir essa exposição?”
E então:
“Quem tem governabilidade para fazer essa mudança acontecer?”
A resposta pode envolver desenvolvimento de lideranças, revisão de processos, mudanças em metas, recursos e responsabilidades ou sensibilização das equipes.
Muitas vezes, será necessária uma combinação dessas medidas.
O ponto não é escolher entre desenvolvimento de pessoas e mudança organizacional.
É compreender qual problema estamos tentando resolver e quais intervenções têm maior possibilidade de produzir resultados.
Palestras podem sensibilizar. Treinamentos podem desenvolver repertório. Mudanças organizacionais podem atuar diretamente sobre as condições que geram exposição.
Essas frentes podem ser complementares, desde que façam sentido diante dos riscos identificados.
Nenhuma intervenção, porém, deveria pedir às pessoas que se adaptem indefinidamente a uma condição de trabalho que a própria organização pode modificar.
Da conformidade para a gestão
Quando o plano de ação chega à prática, ele precisa fazer sentido para quem vai executá-lo.
Isso significa compreender qual problema determinada medida pretende modificar, quem tem governabilidade para agir, quais áreas precisam participar e como será acompanhada sua efetividade.
Uma gestão consistente começa com uma avaliação que ajude a compreender a realidade do trabalho e continua com medidas coerentes com aquilo que foi identificado.
Mas não termina quando a ação é implementada.
Uma ação realizada não significa, necessariamente, que o risco foi controlado.
É preciso acompanhar os resultados, avaliar se as condições de exposição foram modificadas e, quando necessário, revisar as medidas adotadas.
O trabalho muda. As equipes mudam. Os processos mudam.
E a prevenção precisa acompanhar essas transformações.
A gestão dos fatores de risco psicossociais relacionados ao trabalho não deveria ser entendida como um projeto isolado, com começo, meio e fim.
É gestão.
Gestão cotidiana, contínua e construída a muitas mãos.
É importante existir responsabilidade pelo processo. Mas a prevenção não pode depender de uma única pessoa ou área tentando resolver tudo.
Talvez esse seja o principal deslocamento:
Sair da lógica de cumprir uma etapa e entrar na lógica de gerir continuamente o trabalho.
A NR-1 apontou os riscos. E agora?
Agora é preciso compreender o que esses resultados significam na realidade de cada organização, identificar onde existe capacidade de intervenção e transformar esse conhecimento em decisões de gestão.
Porque identificar os riscos é importante. Mas a prevenção não acontece apenas no diagnóstico, nem termina com a elaboração de um plano de ação.
É na forma como o trabalho é organizado, conduzido e continuamente aprimorado que a prevenção se transforma em prática.
Referências essenciais
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) — Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) — Ergonomia.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Manual de Interpretação e Aplicação do Capítulo 1.5 da NR-1. 2026.
FUNDACENTRO. Diretrizes para aplicar a NR-1 com a inclusão dos riscos psicossociais: analisar a organização e gestão do trabalho para intervir. 2026.
COVEY, Stephen R. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Referência conceitual: Círculo de Influência.

Por Débora Toti Colab da Éssi. CREFITO-3: 69706-F
É fisioterapeuta do trabalho, ergonomista, técnica em Segurança do Trabalho e consultora em Organização do Trabalho e Cultura. Possui experiência em grandes empresas, com atuação em ergonomia, saúde ocupacional, recursos humanos e cultura organizacional. Desenvolve projetos, palestras e treinamentos voltados à gestão dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho, ao desenvolvimento de lideranças e à melhoria das condições de trabalho.



